7 dicas para manter a saúde mental durante a pandemia

7 dicas para manter a saúde mental durante a pandemia

1642 1 scaled 1 400x250 1 - 7 dicas para manter a saúde mental durante a pandemia
7 dicas para manter a saúde mental durante a pandemia

A pandemia do novo Coronavírus se disseminou pelo mundo e, com ela, as preocupações tomaram conta das conversas com familiares, colegas de faculdade e ambiente de trabalho. Tudo isso é natural diante de tantas incertezas e jornais repletos de notícias alarmantes, porém, devemos nos dedicar para não deixar que o baixo astral domine nossa vida e nossas mentes.

Para tentarmos manter uma rotina de trabalho e estudos minimamente saudável,  reunimos neste post algumas dicas que podem ajudar você a preservar a sua saúde mental em um período tão delicado. Confira! 

 

Evite o excesso de notícias

Em tempos de pandemia na era da internet, novas informações e notícias ao redor do mundo chegam de minuto a minuto, e em diversos canais de comunicação. Mas é realmente necessário saber tudo o que está acontecendo e a todo tempo? A resposta é “não”!

Para evitar o excesso de informações, tente limitar a quantidade de vezes que você checa os sites de notícias. Duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, pode ser o suficiente. O objetivo é se manter informado com as principais novidades e manter a sua rotina sem maiores distrações. Não se sobrecarregue!

Aprenda algo novo

Sabemos que se distrair durante o isolamento social não é tarefa fácil, mas reservar reservar um espaço do seu dia para aprender totalmente novo pode ser estimulante. 

É momento de deixar de lado a velha desculpa de “não tenho tempo para isso”, e aprender as receitas daquele livro que está encostado no armário há algum tempo. Retome as aulas de violão ou, ainda, corra atrás do tempo perdido e se matricule em um curso para aprender um novo idioma. 

Sabemos que a rotina de estudos em casa consome boa parte da sua programação diária. Por isso, use os finais de semana para se dedicar a essas novas habilidades!

Converse com seus amigos e familiares com frequência

Trabalhar e estudar em casa pode ser desgastante nesta fase de quarentena. Para driblar a ansiedade, é muito importante se manter próximo das pessoas que ama para jogar conversa fora, trocar experiências ou compartilhar o que você tem aprendido. 

Experimente convidar os amigos para jogos online, faça videochamadas com entes queridos com frequência, proponha brincadeiras em frente à câmera etc. Use a criatividade para fazer esses momentos agradáveis, apesar das circunstâncias. Afinal, isolamento não é sinônimo de solidão, certo?

Use a quarentena para se dedicar a atividades que gosta

Nos horários livres, entre uma atividade doméstica e outra, você pode aproveitar a brecha na agenda para ler, jogar videogame, assistir a séries, ouvir um podcast interessante ou o que mais quiser fazer para passar o tempo fazendo algo que gosta.

Não tá afim de fazer nada? Tudo bem! Permita-se a, de vez em quando, observar o tempo passar sem ter a obrigação de ser produtivo sempre.

Estabeleça horários para as atividades rotineiras

Nada de dormir mais do que o necessário e de trocar a noite pelo dia, combinado? A falta de uma rotina estabelecida pode prejudicar a sua imunidade, o que afeta diretamente a sua saúde.

Procure acordar todos diariamente no mesmo horário e tente começar a manhã traçando todas as atividades que pretende realizar até o final da tarde. Inclua desde os compromissos de estudo e trabalho, como também as pausas para descanso, alimentação e as obrigações domésticas.

Faça exercícios para corpo e mente

 Passar muitas horas dentro de casa nos faz acumular bastante energia, mas você não precisa (e nem deve!) quebrar a quarentena para se manter ativo. Arraste o sofá da sala para o lado e comece a se exercitar. 

Se estiver faltando motivação, todos os dias algum digital influencer que você acompanha deve estar compartilhando um treino com o personal trainer, meditações ou aulas de yoga. Inspire-se!

Ajude a quem precisa!

Estamos passando por uma fase bastante delicada, e muitos agora estão precisando de ajuda.

Se puder, se ofereça para ir ao mercado a pessoas do grupo de risco, prepare cestas básicas para moradores de rua ou, ainda, distribua itens de higiene e prevenção (sabão, máscara e álcool gel) em comunidades carentes. 

Assim, você ajuda a comunidade e recebe como recompensa a sensação gratificante que apenas um ato de solidariedade pode proporcionar.

Gostou das dicas para manter a saúde mental durante a pandemia? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais!

 

Estudantes podem se inscrever no Fies até 31 de julho

Estudantes podem se inscrever no Fies até 31 de julho

element5 digital jCIMcOpFHig unsplash scaled 1 400x250 1 - Estudantes podem se inscrever no Fies até 31 de julho
Estudantes podem se inscrever no Fies até 31 de julho

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre de 2020 estão abertas a partir desta terça-feira, 28, e vão até a noite de 31 de julho, sexta-feira. São 30 mil vagas disponíveis para os estudantes de todo o Brasil. O resultado será publicado no dia 4 de agosto, quando se inicia a segunda etapa com a inscrição dos candidatos pré-selecionados.

Aqueles que não foram convocados inicialmente ainda terão uma segunda chance de disputar uma das vagas da lista de espera. Então fique muito atento aos prazos para se inscrever!

 

Como se inscrever

Com o seu cadastro ativo no “Login Único” do governo federal, acesse o site oficial do Fies e clique em “minha inscrição”. Basta preencher os dados solicitados para finalizar sua inscrição. 

O que é o Fies

O Fies é um programa do governo federal destinado a quem deseja ingressar no ensino superior, mas não tem condições para arcar com as mensalidades em uma instituição de ensino privada. Por meio do financiamento da graduação, os estudantes têm a oportunidade de entrar na faculdade e, após finalizar o curso, o acadêmico recém-formado inicia o pagamento do valor financiado. 

Com as recentes mudanças no programa realizadas pelo MEC, o financiamento estudantil ganhou nova roupagem com diferentes modalidades de “empréstimo”, com o objetivo de modernizar o processo. 

Comunicado

No decorrer de 18 anos de história acadêmica desenvolvida em São Luís de Montes Belos, o Centro Universitário Brasilia de Goiás, credenciado a partir da implantação da Faculdade Montes Belos, passou por períodos de ordenação que conduziram seu exercício à consolidação de sua proposta educacional, conformando seu reconhecimento regional.

Agora, redimensionadas as políticas organizacionais e identitárias, galgando uma atuação em nível nacional e internacional, e alinhada ao processo de consolidação do Ecossistema Brasília Educacional, a Instituição, devidamente autorizada pelo Ministério da Educação, passará a chamar-se Centro Universitário Brasília de Goiás, UniBRASÍLIA.
Já nos próximos meses a estrutura física da IES passará por uma repaginação visual, com a integração do novo logotipo, enaltecedor do nome da marca do Centro Universitário Brasília de Goiás, UniBRASÍLIA.
Respeitosamente,

Prof. José Eduardo de Miranda, Ph. D.
Reitor do UniBRASÍLIA

O Centro Universitário UniBRAS Montes Belos utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Com esta autorização estamos aptos para coletar tais informações e utilizá-las para tais finalidades. Você pode consultar nossa política de privacidade e política de cookies.